Livro: A cidade perdida: Anotações sobre o cotidiano
Este livro reúne crônicas e artigos sobre a cidade de Uberaba, sobre a questão ambiental, políticas de desenvolvimento socioeconômico e educação. Os textos foram escritos entre 1989 e 1997 e publicados, em grande parte, no Jornal de Uberaba.
A preocupação central de quase todos os textos era a questão socioambiental e as condições de vida presentes nas cidades ao final do século XX. O que interligava os artigos era é a visão do ser humano inserido no contexto social e político da época em que os fatos se desenrolavam. Além da questão ambiental, e não desvinculada dela, estavam presentes neste livro algumas reflexões sobre a política e a educação.
Naquele momento histórico, de mudanças, não se poderia deixar de escrever sobre a educação e a escola. Como nunca, no final do século XX, muitas pessoas questionavam a eficácia da educação no sentido de fazer avançar o progresso humano, de mudar o mundo. A educação era tida por muitos como a solução milagrosa para todos os males, mas, por si só, sem a organização social, desacompanhada da mobilização política, era algo ineficaz. Números divulgados no final do ano de 1997 falavam em mais de dois milhões de crianças e adolescentes fora da escola no Brasil, isso era (e é) inconcebível e revoltante.
O final do século XX foi marcado pela falta de credibilidade dos políticos, das instâncias políticas de decisão da sociedade, com instituições desacreditadas. Apesar de tudo, o cenário não era totalmente negativo, pois havia esperança e vontade de mudar.
Os textos deste livro refletiam esse quadro, e foi isso que justificou a publicação do livro.
Título: A cidade perdida: anotações sobre o cotidiano
Autor: Renato Muniz Barretto de Carvalho
Editora: CNEC/Colégio Dr. José Ferreira (Uberaba, MG)
Ano da edição: 1998
Número de páginas: 106
Gênero: crônicas e artigos de opinião
ISBN: não foi registrado no ISBN
Tipo de suporte: Papel
Formato: 14 x 21 cm
Faixa etária indicada: 14 anos acima (9º ano acima)
LIVRO ESGOTADO
Para mais informações sobre este livro, entre em contato com o autor pelo e-mail: sitiodapedreira@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário